top of page
  • anabelaborgessilva

Devaneios Poéticos 6

Atualizado: 7 de abr. de 2021


A minha melhor amiga


A minha melhor amiga

Aquela que nunca me deixava de lado

Sempre que me levava à escola era uma alegria

E me fazia sentir num menino mimado


A que me deixava ganhar

Mesmo sabendo que estava a aldrabar

A que sempre me amava

Sem se interessar por quão mal me portava


Ontem, era ela que me trazia a mala da escola

Para não vir carregado

Hoje, sou eu que lhe pego na sacola

Depois de passarmos pelo mercado


Esta é a minha bisavó

Sempre do meu lado e nunca me deixava só

A pessoa mais forte que conheço

E que ainda hoje mais agradeço

André Rocha

 

A mulher que me galanta


Ela exclama,

Ela grita,

Ela proclama,

Mas ninguém sabe quem é essa dama

Que a mim me galanta

E na rua me espanta,

Com tamanha alegria,

Na flor do meu dia.

Daniel Aleixo

 

Soneto do neto

Dedicado à minha avó,

pela qual tenho um grande apreço,

que nunca me deixou só,

sinto que não a mereço…


À escola ia-me buscar,

trazia-me lanches para tragar.

Digimon na televisão;

Cachorro-quente na mão.


Excelente cozinheira:

tal era a minha alegria

quando a sua casa ia


Extraordinária companheira:

tanta força e paciência tem!

Melhor que ela, quem?


David Dias

 

Nas minhas memórias mais antigas Estás sempre presente. Por isso decidi fazer este poema Para dizer o que me vai na mente.

Desde sempre que estamos juntos, Sempre unidos em todos os assuntos. Como sabes, não sou bom com rimas, Mas não importa porque só quero que te rias.

Desculpa, isto foi um bocado mau, Mas não tanto como um lacrau. Eles metem medo.

Feliz dia da mulher, Daniela! Nunca deixes de ser bonita, Como uma panela.

Diogo Miguéis

 

Ela é mulher

De alegrias e tristezas,

De lutas e de vitórias.

Ela é mulher,

Ela cria, cuida, protege e ama.

Ela continua a amar mesmo sendo magoada.

Se brincares com seu coração, ela mostra as suas garras.

Ela é dócil quando ama, mas selvagem na cama.

Ela comanda e é comandada.

Seus olhos sedutores roubam o coração de qualquer homem,

Seu corpo incomparável incendeia os desejos mais secretos de um homem.

Quem ouve a sua maravilhosa voz serena nunca mais a esquece.

Ela é mulher.

Jedidjah Zua

 

Mulher

Pelo que vejo,

Pelo que sinto,

Pelo que sei.

Que mundo injusto é este?

Onde a mulher tem que viver,

Onde opinam sobre o que veste,

Sobre o que gosta,

Sobre tudo o que quer aprender.


Que mundo injusto é este?

Pergunto eu, pelo que vejo.

Onde o julgamento é feito antes da atuação,

Onde os comediantes de mau gosto

Acham que têm que dar opinião,

O ar da sua graça,

Sem terem provado umas doses de noção.

Onde se dá voz ao mais obscuro dos desejos,

Em vez de se dar voz ao coração.


Que universo tóxico é este?

Pergunto eu, pelo que sinto.

Onde os olhares de lado estão destinados

Àquelas que demonstram vontade.

Onde o insulto já tem alvo definido

E são aquelas que querem liberdade.

Onde aquelas que ousam sonhar

São traídas pela alheia vaidade.


Que podridão é esta onde vivemos?

Pergunto eu, pelo pouco que sei.

Onde a culpa é da vítima

E não do agressor.

Onde todo o potencial

Não tem o devido valor.

Onde a oportunidade

Tem preferência de cor, género e idade.

Rúben Leal


86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page