top of page
quadro-mona-lisa-og.jpg

Arte

Arte (do termo latino  ars, significando técnica  e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações. O processo criativo dá-se a partir da perceção com o intuito de expressar emoções e ideias, objetivando um significado único e diferente para cada obra.

O principal problema na definição do que é arte é o facto de que esta definição varia com o tempo e de acordo com as várias culturas  humanas. Devemos, pois, ter em mente que a própria definição de arte é uma construção cultural variável e sem significado constante. Muito do que hoje uma cultura ou grupo chama de arte não era ou não é considerado como tal por culturas ou grupos diferentes daqueles onde foi produzida, e até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas aceções do que é arte.

Numa visão muito simplificada, a arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspetos:

· a manifestação de alguma habilidade especial;

· a criação artificial de algo pelo ser humano;

· o desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;

· a apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;

· a transmissão de um senso de novidade e ineditismo;

· a expressão da realidade interior do criador;

· a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;

· a noção de valor e importância;

· a excitação da imaginação e a fantasia;

· a indução ou comunicação de uma experiência-pico;

· coisas que possuam reconhecidamente um sentido;

· coisas que deem uma resposta a um dado problema.

Ao mesmo tempo, mesmo que uma dada atividade seja considerada arte de modo geral, há muita inconsistência e subjetividade na aplicação do termo. Pode haver, assim, uma série de outros parâmetros que as culturas empregam para separar o que consideram arte do que não consideram.

Mesmo que se possa, em tese, estabelecer parâmetros gerais válidos consensualmente, a análise de cada caso pode ser extraordinariamente complexa e inconsistente. Na perspetiva histórica, muitas vezes um objeto considerado artístico em uma determinada época pode ser considerado não artístico em outra.


In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte

Arte & Literatura: Bem-vindo
330px-Printing3_Walk_of_Ideas_Berlin.jfi

Literatura

A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos.

Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as técnicas da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, refere-se especificamente à arte ou ofício de escrever.

O texto literário é, portanto, aquele que pretende emocionar e que, para isso, emprega a língua com liberdade e beleza, utilizando-se, muitas vezes, do sentido metafórico das palavras.

Deixar a cargo do leitor individual a definição implica uma boa dose de subjetivismo ( postura identificada com a matriz romântica do conceito de "Literatura"). Isto pode, entretanto, levar ao extremo oposto de considerar como literatura apenas aquilo que é entendido como tal por toda a sociedade ou por parte dela, tida como autorizada à definição. Esta posição não só sufocaria a renovação na arte literária, como também limitaria excessivamente o corpus já reconhecido.

· "A Literatura obedece a leis inflexíveis: a da herança, a do meio, a do momento." (Hippolyte Taine, pensador determinista, metade do século XIX).


· "O poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, e a sua obra como um fim e não como um meio; como uma arma de combate." ( Jean-Paul Sartre, filósofo francês, século XX).


· "A Literatura é retransmitida através dos signos da escrita língua para as formas, que são os géneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autónoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio." ( COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. p. 9-10).


In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura

Arte & Literatura: Imagem
bottom of page