top of page
  • anabelaborgessilva

Porquê Sintra? Eça agora!


Palácio Nacional da Pena, Sintra


“Subia no pleno resplendor do dia, destacando vigorosamente num relevo nítido sobre o fundo de céu azul claro, o cume airoso da serra, toda cor de violeta escura, coroada pelo castelo da Pena, romântico e solitário no alto, com o seu parque sombrio aos pés, a torre esbelta perdida no ar, e as cúpulas brilhando ao sol como se fossem feitas de ouro." , Os Maias, capítulo VIII




Em Os Maias, Eça de Queirós apresenta-nos o seu olhar sobre a sociedade portuguesa do seu tempo, conjugando a história da família Maia com a crítica social a partir de um puzzle de relações. Deste modo, a obra queirosiana representa a problematização da sociedade portuguesa da segunda metade do século XIX, definindo-a pela negativa. De modo a esboçar a negatividade do retrato social, Eça manuseia habilmente a ironia para tipificar Lisboa, enquanto um espaço privilegiado do ócio e da mediocridade.

Para além desse olhar clínico, Eça explorou uma extraordinária riqueza de recursos, formas e recursos expressivos que conferem à sua prosa um verdadeiro encanto.







29 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page