23 de abril - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
- anabelaborgessilva
- 23 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mai. de 2021
"O livro é a grande memória dos séculos... se os livros desaparecessem, desapareceria a história e, seguramente, o homem."
Jorge Borges
Para além de se homenagearem as obras literárias e os seus autores, neste dia também se pretende a consciencialização das pessoas sobre o prazer da leitura.
A UNESCO criou esta efeméride com o objetivo de incentivar as pessoas, principalmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura e a contactarem com a enorme contribuição dos autores através dos séculos.
Como surgiu esta escolha?
Uma tradição catalã ligada aos livros influenciou a escolha desta data.
Nessa tradição, que coincide com o dia de São Jorge, é costume oferecer uma rosa a quem comprar um livro, havendo, portanto, a troca de flores por livros. Porém, este hábito estendeu-se a muitos países.
Para além disso, o dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.
"Vi um livro no lixo e arrepiei-me pensando que há livros que nascem mortos. Pode-se viver sem ler? Quem não lê não entra no rio da história e quem lê é como o mar onde desaguam muitos rios. Comprar um livro é sempre como a primeira vez, como quem marca um encontro para receber uma confidência. Uma casa sem livros está desabitada, é uma pensão … Os livros são janelas. Hoje vou abrir uma delas."
Padre Vasco Pinto de Magalhães
"Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."
Padre António Vieira
Os livros. A sua cálida,
terna, serena pele. Amorosa
companhia. Dispostos sempre
a partilhar o sol
das suas águas. Tão dóceis,
tão calados, tão leais,
tão luminosos na sua
branca e vegetal e cerrada
melancolia. Amados
como nenhuns outros companheiros
da alma. Tão musicais
no fluvial e transbordante
ardor de cada dia.
Eugénio de Andrade
Комментарии